PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

DIA 31/03 - QUARTA-FEIRA - Missa do Crisma Horário 19h30min - Local Catedral do Divino Espírito Santo.

DIA 01/04 - QUINTA-FEIRA - Missa da Ceia do Senhor (Lava Pés) Translado e Adoração. Local: Capela Nossa Senhora das Graças (Sertão da Quina); Horário: 18h; Local: Matriz Cristo Rei (Maranduba) Horário: 19h30min; Local: Capela Maximiliano Kolbe (Lagoinha) Horário: 19h30min.

DIA 02/04 - SEXTA-FEIRA - Celebração da Paixão Local: Capela Nossa Senhora das Graças (Sertão da Quina); Horário: 15h; Local: Matriz Cristo Rei (Maranduba) Horário: 15h; ENCENAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS Local: Ruinas da Lagoinha Horário: 21h

DIA 03/04 - SÁBADO SANTO - VIGILIA PASCAL Local: Matriz Cristo Rei (Maranduba) Horário: 19h30min; Local: Capela Maximiliano Kolbe (Lagoinha); Horário: 19h30min;

DIA 04/04 - DOMINGO DA RESSURREIÇÃO PROCISSÃO DA LUZ E MISSA DA ALVORADA Local: Capela Nossa Senhora das Graças (Sertão da Quina); Horário: 5h30min; MISSA DE PÁSCOA Local: Capela Nossa Senhora Aparecida - (Sertão do Ingá); horário: 8h30min; Local: Capela Santa Filomena (Araribá); horário: 18h; Local: Capela Maximiliano Kolbe (Lagoinha); horário: 19h30min.

“Ser cristãos significa considerar a via de Jesus Cristo como a via justa para sermos homens – aquela via que nos conduz à meta, a uma humanidade plenamente realizada e autêntica”. “Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direção que Ele nos indicou e indica.” (Bento XVI) Com a celebração do Domingo de Ramos, começou “esta semana grande e santa, na qual celebraremos os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do nosso Senhor”

DOMINGO DE RAMOS: HINO AO SEGUIMENTO DE JESUS

“Ser cristãos significa considerar a via de Jesus Cristo como a via justa para sermos homens – aquela via que nos conduz à meta, a uma humanidade plenamente realizada e autêntica". “Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direção que Ele nos indicou e indica.” (Bento XVI) Com a celebração do Domingo de Ramos, começou “esta semana grande e santa, na qual celebraremos os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do nosso Senhor"

RITO DE ADMISSÃO DOS CERIMONIÁRIOS

Caríssimos filhos, tendes consciência do que estais pedindo? Sim, tenho.

E o que pedis à Igreja? Quero ingressar no grupo de Cerimoniários e desempenhar com dedicação e amor os serviços do altar e demais atividades desta comunidade.

Antes de conceder-vos o ingresso, diante de Deus e do seu povo aqui reunido, eu vos pergunto: Quereis assumir o ofício de cerimoniário, movidos pelo desejo sincero de servir à Igreja de Deus? Quero. Quereis desempenhar com o máximo cuidado e reverência os serviços do altar, obedecendo as determinações desta Paróquia e seguindo as orientações do(s) seu(s) coordenador(es)? Quero.
Vós escolhestes livremente e com exemplar generosidade servir a comunidade em todos os momentos de culto e de oração a Deus. Vós fostes preparados para este serviço, portanto, sejais fiéis e perseverantes no compromisso assumido. E eu, em nome da Igreja aqui reunida, acolho-vos oficialmente como Cerimoniários desta paróquia Nossa Senhora das Graças. Deus, que vos inspirou este bom propósito, vos conceda a graça da perseverança e vos una mais perfeitamente a Cristo através dos serviços a esta comunidade.

JOVENS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

A exemplo do Documento de Aparecida: “devemos deixar a pastoral de conservação e nos empenharmos em uma pastoral essencialmente missionária”, a Pastoral da Juventude através do grupo de jovens “ Apóstolos de Cristo” , foi para MISSÃO. Após vários encontros de formação e um retiro de espiritualidade os jovens se preparam com o acompanhamento do seminarista Diego Serena, dos padres Xavier e Carlos, e das coordenadoras Letícia e Aline. Numa tarde de domingo do dia 21 de março foram bater de casa em casa levando a palavra de Deus, conversando,ouvindo, abençoando com água benta e resgatando famílias de nossa comunidade, sobretudo as crianças, que com a assessoria do seminarista Carlos Eduardo são envolvidas na catequese. Esta missão foi realizada no bairro do Sertão do Ingá e contou com a participação de 15 jovens mais os padres, que fazem questão de sempre nos acompanhar; os seminaristas e os leigos da comunidade. No sábado seguinte foi realizado o momento de partilha e avaliação que é muito importante após as missões. Foi um momento de crescimento para os jovens que tiveram oportunidade de experimentar a graça de ter a oração como encontro com outro. Ao fim do dia estavam todos felizes e comentavam o bem Deus realizou através deles neste dia tão abençoado. Depois da avaliação positiva, eles pretendem todos os terceiros domingos do mês realizar essas visitas.

APÓSTOLOS DE CRISTO

No dia 28 de fevereiro aconteceu o “Retiro do Grupo de Jovens APÓSTOLOS DE CRISTO” em nossa paróquia, na comunidade da Lagoinha. O retiro foi durante o dia e participaram mais de 30 jovens coordenados por Letícia e Aline e assessorado pelo seminarista Diego Serena. Nesse retiro os jovens puderam fazer a experiência de FÉ, sobretudo neste tempo de quaresma, através da Lectio Divina (Leitura Orante da Sagrada Escritura) que foi dinamizada pelo pe. Mauro, reitor do seminário Beato José de Anchieta. Também tiveram o momento de adoração realizado pelo seminarista Carlos Eduardo, palestra da sexualidade pelo casal Paulo e Ana, testemunho dos jovens na vida eclesial, Aline e Silas e a presença juvenil de nosso Bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Altieri. O dia foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo nosso pároco, Pe. Xavier, que estando há um mês a frente da paróquia fez questão de estar conosco durante o dia e vestir a camiseta da Pastoral da Juventude, sendo o Pastor que está sempre com suas ovelhas. A pastoral da juventude inicia mais um ano e convida a todos que quiserem participar dos encontros em nossa comunidade. Nós partilhamos a palavra de Deus e comungamos da mesma mesa.

"TEMPO QUE DEUS NOS CONCEDE"

"A Quaresma é um tempo privilegiado que Deus nos concede para nos aproximar “mais” dele. É o tempo favorável de que precisamos para rever nossa vida. A Quaresma nos ajuda a responder a pergunta: Estamos caminhando para a Páscoa, para a Ressurreição? Ou estamos “parando” na sexta-feira da Paixão? Deus conhece o nosso coração e nos convida a atravessar este deserto rumo à Terra Prometida". (Frei Mauricio)

ANGELUS

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria. R. E Ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria… V. Eis a escrava do Senhor. R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra. Ave Maria… V. E o Verbo divino encarnou. R. E habitou no meio de nós. Ave Maria… V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos.Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Conforme costume antiguíssimo devemos fazer esta oração todos os dias ao meio dia e as 18:00h. Pe. Xavier